Limpeza e conservação: como deve ser feito o descarte de resíduos?

O descarte de resíduos correto é uma das maneiras que temos de cuidar do nosso planeta e do meio ambiente. A limpeza e conservação é um dos serviços que podem ajudar nesse quesito, especialmente nos condomínios e nas empresas.

Mas como podemos fazer isso no dia a dia? É sobre esse assunto que vamos falar aqui hoje, pois muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como fazer o descarte de resíduos corretamente.

Por que fazer o descarte de resíduos?

Apesar de não percebermos, a quantidade de lixo produzida todos os dias, nas grandes cidades, é enorme. Agora, imagine se contabilizarmos todos esses dejetos no prazo de 1 ano?

O descarte de resíduos deve ser feito para que esse lixo não vá parar em rios, terrenos baldios e na natureza. Muitos desses materiais descartados demoram centenas de anos para serem decompostos. Já outros liberam substâncias nocivas para o meio ambiente e alguns, infelizmente, nunca se decompõe.

Portanto, parece pouco, mas se cada pessoa ou empresa se preocupar em fazer o descarte de resíduos correto, muitos desses problemas ambientais podem ser evitados. Afinal, muitos materiais que parecem lixo podem ser reciclados, reutilizados ou reaproveitados.

Segundo a cartilha da empresa Valec – Engenharia, construções e ferrovias – as diferenças entre os resíduos sólidos podem ser classificadas em:

Lixo residencial: resíduos gerados diariamente nas residências;

Lixo comercial: produzido por restaurantes, lojas, supermercados, entre outros estabelecimentos, que podem ter características distintas;

Lixo público: proveniente da limpeza de espaços públicos e de objetos não utilizados pela população, como galhos de árvores, entulhos de obras, objetos velhos, etc;

Lixo específico: geralmente são resíduos e substâncias que podem contaminar a natureza. São produzidos por indústrias, hospitais e pela construção civil.

Como cada material deve ser descartado?

O descarte de resíduos deve ser feito na lixeira de cor específica para cada material:

Lixeira marrom: para resíduos orgânicos;

Lixeira vermelha: para plásticos;

Lixeira azul: para papéis;

Lixeira verde: para vidros;

Lixeira amarela: para metais.

Já os dejetos hospitalares e industriais devem ser descartados separadamente e de acordo com as normas ambientais e de segurança de cada setor.

A importância de contratar uma equipe de limpeza e conservação

Contratar profissionais de limpeza terceirizada para cuidar também do descarte de resíduos é uma boa opção, principalmente para condomínios e empresas.

Os profissionais terceirizados, geralmente, são treinados e qualificados para executar os serviços dentro das normas ambientais. Este é o caso da limpeza hospitalar, por exemplo, que possui diversas restrições no descarte e, por isso, deve ser realizada por profissionais habilitados.

Para ter a garantia de que a limpeza e conservação será feita da forma correta, é importante procurar por empresas terceirizadas com experiência de mercado. Veja aqui o que saber antes de contratar a terceirização de serviços.

A Intersept oferece serviço de limpeza e conservação em Curitiba

Conte conosco e tenha profissionais preparados para realizar a limpeza da sua empresa ou condomínio: conheça aqui o nosso serviço. Com 20 anos de experiência, nosso foco é cuidar do bem-estar de todos, bem como do meio ambiente. Entre em contato para realizar um orçamento: (41) 3266-9851 ou pelo e-mail comercial@intersept.com.br.

Posts recentes

Deixe um comentário