Como aumentar a segurança do seu patrimônio nesse período novo

Como aumentar a segurança do seu patrimônio nesse período novo

O mundo vive um momento bastante delicado com a pandemia do novo Coronavírus. Neste cenário de incertezas e medo, é importante que as pessoas se mantenham conscientes e com senso crítico para não cair em fraudes, golpes e assaltos.

Muitos municípios estão em estado de emergência e isso exige mudanças de comportamento e atenção redobrada quanto à saúde e à segurança.

Por isso, o Grupo Intersept, empresa de segurança patrimonial, faz um alerta relevante, orientando os cidadãos quanto à proteção de seus imóveis. Falsos agentes de saúde, usando coletes e crachás que parecem reais, estão tentando acessar as áreas internas de edifícios, condomínios e residências para aplicar golpes e realizar assaltos.

Por conta desse tipo de ocorrência, diversas prefeituras já emitiram notas informando à população que agentes da vigilância sanitária não estão realizando visitas às casas. Pelo contrário, a atual crise de saúde pública exige distanciamento social, ou seja, quarentena.

Caso você atenda o seu interfone e receba o comunicado de que se trata da visita de agentes de saúde para a realização de coleta de material para exame compulsório de diagnóstico do coronavírus, não abra o portão em hipótese alguma. Esse tipo de coleta não está sendo realizado por nenhuma secretaria de saúde. Qualquer exame diagnóstico relacionado à Covid-19 só deve ser feito em laboratório ou unidade de saúde habilitada.

Luis Carlos Batista Ribas, diretor do Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp-PR) e diretor comercial do Grupo Intersept, comenta que o distanciamento social pode dar a falsa sensação de segurança. O noticiário tem sido dominado pelo novo coronavirus e questões relacionadas à segurança e violência não estão mais tão presentes. “Mas isso não tem nada a ver com redução da criminalidade. Os criminosos não fazem quarentena”, diz Ribas. Ele acrescenta que as ocorrências podem mudar. “Os crimes podem ficar até mais violentos porque os criminosos rendem as pessoas em casa. A atenção tem que ser maior”, garante. Ele deu algumas dicas para se manter seguro em dias de quarentena.

  • Com o comércio e empresas fechadas, as medidas de prevenção devem ser redobradas. É necessário testar o sistema de segurança — câmeras, alarmes – e entrar em contato com a empresa de segurança eletrônica para se certificar que tudo está funcionando. É importante rever a lista de pessoas que têm acesso ao local ou os responsáveis, caso seja necessário a solicitação para ver a área.
  • Nas residências, teste o sistema de segurança, principalmente o botão de pânico para ver se ele está funcionando adequadamente.
    Atualize a senha verbal para que a empresa tenha certeza que a pessoa que atendeu o telefone é o proprietário ou responsável.
  • Nos condomínios, redobre o cuidado com o acesso de pessoas, principalmente porque volume de entregas aumentou. Reoriente os funcionários sobre os protocolos de entrada, reveja o sistema de segurança – atenção ao botão de pânico – e a segurança perimetral.
    Cautela maior com áreas comuns e de acesso.
  • Os mecanismos de segurança eletrônica também podem facilitar a aproximação das pessoas. Familiares que precisam se afastar dos mais idosos podem usar os dispositivos de câmera sem fio monitoradas à distância para cuidar deles. Além disso, também é possível acionar o botão de pânico em caso de emergências, acionando a empresa de segurança que tomara as devidas providências.
  • Não abrir a porta para pessoas desconhecidas sem agendamento prévio
  • Não abrir a porta para agentes de saúde sem a identificação e comunicação da prefeitura ou da secretaria de saúde
  • Seguir as orientações das autoridades de saúde locais e mundiais
  • Reforçar a vigilância em suas residências
Veja outras soluções para você:

Precisa de ajuda?