Manutenção Predial: indispensável para o seu condomínio

manutenção predial

A estrutura de um prédio pode ser comparada ao corpo humano, pois precisa de cuidados específicos para manter o seu bom funcionamento. Aí entra a manutenção predial, um serviço que mantém a conservação e a estética do edifício por muitos anos.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que faz a manutenção predial e qual a sua importância para os condomínios. Se você é síndico, precisa ficar ainda mais informado sobre este serviço.

O que é e onde atua a manutenção predial?

A manutenção predial atua em todas as áreas do condomínio e é responsável por manter a sua estrutura em ordem. São revisões periódicas feitas para verificar se tudo o que o condomínio oferece está em perfeito estado.

Na manutenção periódica devem ser verificados:

– elevadores;

– bombas de água;

– itens de segurança;

– AVCB (auto vistoria do corpo de bombeiros);

– NRs (normas regulamentadoras);

– medição ôhmica do sistema de para-raios (que precisa 1 vez por ano);

– higienização dos reservatórios (2x por ano);

– recarga dos extintores;

– bombas de água;

– funcionamento dos portões (conforto e segurança).

Os prédios mais novos, geralmente, possuem um plano de manutenção preventiva, dentro do manual do proprietário. Os síndicos precisam ter conhecimento destas informações, para zelar pela longevidade do edifício.

Manutenção Predial: indispensável para o seu condomínio

A manutenção predial é obrigatória?

Algumas das manutenções são obrigatórias e devem ser informadas aos moradores. Já alguns reparos nos quais que não existe legalidade, infelizmente, muitos síndicos optam por fazer conforme necessidade e essa atitude pode gerar mais gastos futuros.

Muitos condomínios deixam de fazer os serviços de conservação em locais que não são vistos no dia a dia. Por exemplo, se a recepção for bem arrumada, mas a casa de máquinas dos elevadores possuir infiltrações ou problemas elétricos pode-se dizer que a manutenção predial está precária.

Afinal, a atenção com os lugares que ninguém enxerga ou tem acesso no dia a dia também são muito importantes, já que a preservação do condomínio deve feita como um todo. A falta de pequenos cuidados pode trazer grandes dores de cabeça a longo prazo. É muito mais difícil você corrigir algum dano e alguns deles ainda podem desvalorizar o condomínio.

Qual a periodicidade indicada para a realização da manutenção preventiva?

A manutenção predial preventiva, se feita mensalmente, pode gerar muito mais economia para o condomínio. Se acontece de quebrar um portão, por exemplo, os gastos certamente serão muito maiores com o conserto.

Um serviço de manutenção mensal pode dar impressão de gastos maiores durante o ano, mas na prática isso não é verdade. Quando se tem um orçamento anual planejado, já com o valor das manutenções periódicas, é muito mais fácil evitar gastos imprevistos. A manutenção corretiva pode ter um valor muito mais alto que a preventiva, chegando a custar até 5x mais.

Como escolher uma empresa para fazer a manutenção predial?

A escolha da empresa que vai fazer o serviço é de extrema importância. A vistoria deve ser feita por profissionais qualificados, que possuem experiência em manutenção de construções, para que o investimento seja certeiro. De início, o serviço pode parecer mais caro, mas as empresas qualificadas, que utilizam bons materiais e oferecem um trabalho de qualidade, vão trazer benefícios por muito mais tempo.

Para que o condomínio esteja sempre em dia, é importante é que o síndico busque orientações e também instrua seus zeladores, em como e quando realizar a manutenção predial preventiva no local. Esta é uma forma de gerar economia e manter o condomínio com boa infraestrutura para todos.

Se você é síndico e busca serviços de manutenção predial, limpeza e conservação, entre em contato com a Intersept: (41) 3266-9581 l WhatsApp: (41) 98854-0059 l E-mail: comercial@intersept.com.br

 

Intersept Empresa de Segurança, Serviços Terceirizados e Rastreamento
Intersept Empresa de Segurança, Serviços Terceirizados e Rastreamento

Fundada em 1999, a Intersept surgiu com o objetivo de proporcionar segurança e tranquilidade. E fazemos isto por meio de serviços de segurança confiáveis e de qualidade e, também, com uma gestão transparente em cada contratação!

Precisa de ajuda?