Quarentena: boas práticas para o delivery em condomínios

delivery em condomínios

Com o isolamento social e as restrições de funcionamento impostas a diversas empresas como medida para evitar o aumento de casos de Covid-19, os serviços de entrega, como Ifood, Rappi e Uber Eats, ganharam ainda mais força. Por isso, já que muitos moradores de condomínios têm utilizado mais esse serviço, criamos este post para apresentar algumas boas práticas para o delivery em condomínios durante a quarentena. Confira!

Para o condomínio

As boas práticas para o delivery em condomínios devem ser adotadas tanto por gestores do condomínio como pelos moradores. Vejamos, primeiro, quais devem ser adotadas por síndicos e gestores.

Rever as proibições de entregas direto na unidade do morador

É comum que os condomínios proíbam, em seu regimento interno, a entrada de entregadores, a fim de garantir maior segurança e evitar o trânsito de pessoas desconhecidas nas áreas comuns do condomínio. Em tempos de quarentena, porém, é uma boa prática rever essa proibição, especialmente no caso de moradores que fazem parte do grupo de risco.

Uma delas, por exemplo, é orientar os moradores a buscarem suas encomendas na portaria, caso isso não signifique um risco grande à saúde deles. No caso de idosos ou pessoas do grupo de risco, é interessante criar mecanismos, envolvendo funcionários do condomínio, para retirar a encomenda na portaria e entregar para o morador em sua unidade. Nesse caso, é essencial que o morador avise que está aguardando uma entrega, informando a empresa e, se possível, o nome do entregador.

Instalar um passa-volume na portaria

A melhor opção para garantir a segurança do sistema de delivery em condomínios, tanto para os que têm portaria presencial como para os que contam com portaria remota, é instalar um passa-volume na portaria. Dessa forma, é possível evitar o contato entre morador e entregador na hora de retirar o pedido, protegendo a saúde de ambos, e evitar também qualquer ação mal intencionada no momento da abertura de portas externas.

Orientar os moradores sobre novas medidas

É papel do síndico do condomínio informar os moradores a respeito de quaisquer novas orientações ou medidas adotadas, seja em relação ao delivery em condomínios, seja em relação a qualquer outro tema. Nesse sentido, manter atualizadas as diretrizes disponíveis nos canais de comunicação estabelecidos entre a gestão e os moradores é fundamental.

Também é importante conversar com os moradores sempre que possível e fixar informativos em áreas comuns destinadas para isso, a fim de manter informados os moradores tanto sobre as boas práticas para delivery em condomínios como a respeito dos mecanismos de segurança e de prevenção da Covid-19.

Para os moradores

Os moradores também precisam estar atentos a algumas boas práticas na hora de utilizar o serviço de delivery em condomínios. 

delivery em condomínios

Preferir o pagamento direto pelo aplicativo

Os aplicativos de entrega costumam disponibilizar a opção de pagamento da compra direto pelo aplicativo. Essa opção é a mais segura para evitar contágio pelo novo coronavírus, já que possibilita o mínimo contato entre o morador e o entregador.

Além disso, boa parte desses aplicativos disponibiliza também a opção de entrega sem contato, em que o entregador deixa o pedido no local indicado pelo cliente, para que este, em seguida, pegue o pedido. É a melhor opção para o delivery em condomínios nesses tempos de pandemia.

Utilizar máscara e manter distância

Outra boa prática para o serviço de delivery em condomínios é que o morador receba o pedido utilizando máscara, mesmo que seja entregue diretamente em sua casa ou seu apartamento. E é importante, também, manter a maior distância possível entre entregador e morador.

Higienizar embalagens

Por fim, ao receber o pedido, é importante que o morador higienize bem as mãos com água e sabão ou com álcool 70%. Deve higienizar também as embalagens e descartá-las o mais rápido possível. E então, higienizar novamente as mãos antes de consumir o alimento ou guardar o produto recebido.

Todas essas boas práticas relacionadas ao delivery em condomínios são essenciais para manter a segurança e preservar a saúde de moradores e funcionários. E se você quiser saber mais sobre segurança em condomínios, acompanhe nosso blog. E para conhecer nossos serviços, acesse nosso site.

Intersept Empresa de Segurança, Serviços Terceirizados e Rastreamento
Intersept Empresa de Segurança, Serviços Terceirizados e Rastreamento

Fundada em 1999, a Intersept surgiu com o objetivo de proporcionar segurança e tranquilidade. E fazemos isto por meio de serviços de segurança confiáveis e de qualidade e, também, com uma gestão transparente em cada contratação!

Precisa de ajuda?