Época de começo de ano costuma ser momento de rever as decisões tomadas durante o ano passado e repensar as decisões a serem tomadas a seguir. Assim, é importante ter conhecimento e informação, para poder decidir com tranquilidade e certeza.

E uma das coisas à qual devemos sempre atentar é a limpeza profissional e a conservação dos ambientes. Por isso, para que você conheça suas possibilidades e tome decisões com propriedade, apresentamos aqui alguns dos diferentes tipos de limpeza profissional. Um deles com certeza atende às demandas de sua empresa.

Limpeza residencial

Esse é um dos tipos de limpeza profissional feito muitas vezes por prestadoras de serviço autônomas. É aquela limpeza que envolve higienização de vidros e janelas, geladeira, fogão, portas e batentes, equipamentos eletrônicos e outros elementos que fazem parte das residências.

Cada vez mais, as famílias têm contratado empresas especializadas para realizar esse serviço, pois isso significa que o trabalho será feito por profissionais treinados e utilizando produtos de limpeza adequados e de qualidade.

Limpeza de escritórios e espaços comerciais

Quando se contrata uma empresa especializada para realizar a limpeza de escritórios e espaços comerciais, o que se busca é a praticidade de saber que a demanda de limpeza da empresa será atendida, seja qual for. Entre os tipos de limpeza profissional, esse têm se tornado cada vez mais comum, por representar significativa economia para a empresa contratante, mas mantendo a qualidade.

Essa limpeza geralmente inclui varredura de áreas internas, recolhimento de lixos, higienização de banheiros, pias e pisos, limpeza de móveis e da cozinha, aspiração de carpetes, tapetes e capachos, enceramento de pisos, entre outros.

Limpeza de condomínios

Entre os tipos de limpeza profissional, temos também a limpeza de condomínios. Ela se assemelha à limpeza de escritórios, mas inclui também a higienização de áreas comuns utilizadas pelos condôminos, inclusive áreas externas, como salões de festa, calçadas, escadas e elevadores. Essa limpeza garante que os condomínios, tanto de edifícios quanto de casas ou sobrados, mantenham suas áreas comuns limpas e organizadas.

Confira, também, a importância da limpeza terceirizada para hospitais e clínicas!

Limpeza geral

Os tipos de limpeza profissional também podem ser entendidos não pelo ambiente a ser limpo, mas pela forma de limpar. Nesse sentido, aparece a limpeza geral, que é empregada tanto em residências e empresas como em locais de grande circulação de pessoas, como corredores e elevadores de instituições públicas ou privadas.

Esse tipo de limpeza pode ser feito diária ou semanalmente, de acordo com a necessidade de cada lugar, e envolve tarefas como limpar áreas externas de armários, tirar pó de eletrônicos e higienizar a pia, entre outras coisas.

Limpeza manual

Entre os tipos de limpeza profissional está ainda a limpeza manual, que é indicada para limpar materiais mais sensíveis, que demandam mais cuidado e delicadeza, tais como instrumentos microcirúrgicos e lentes, por exemplo.

Para a adequada realização desse tipo de limpeza, são necessárias a utilização de equipamento de proteção individual, a habilidade com o uso de instrumentos de limpeza e um ambiente que ofereça organização, ergonomia e acessibilidade para o trabalhador.

Limpeza pós-obra

Um dos tipos de limpeza profissional também bastante procurado é a limpeza pós-obra, que precisa ser bastante cuidadosa, minuciosa e criteriosa. É realizada depois de reformas e construções e deve levar em consideração, entre outras coisas, o tipo de piso do ambiente. Se for porcelanato, por exemplo, poderão ser utilizados ácidos específicos para retirar as impurezas do chão. Porém, se for um piso mais rústico, será necessário utilizar espátulas específicas para remover as gotas secas de cimento do chão.

Manutenção e conservação

limpeza profissional

Mais do que realizar a limpeza dos ambientes, também é necessário mantê-los limpos e organizados. Por isso, entre os tipos de limpeza profissional também se encontra a manutenção e conservação de ambientes. Esse é um trabalho que visa manter o trabalho realizado em limpezas mais pesadas, permitindo um espaçamento maior entre os momentos de limpeza profunda.

Aprenda como montar um cronograma de limpeza semanal para sua empresa!

A manutenção e conservação de ambiente envolve atividades como varrer áreas de grande circulação, recolher lixos, tirar pó e manter diariamente organizados os espaços. Esse também é um dos tipos de limpeza profissional que ajuda a manter os ambientes limpos e bem cuidados.

Seja qual for o tipo de limpeza necessário, deve-se sempre utilizar os produtos mais adequados e dispor de mão de obra qualificada para cada um dos tipos de limpeza profissional. Por isso, se você precisa de algum desses serviços, entre em contato com a gente. E para ver mais dicas interessantes sobre limpeza, conservação e segurança, acesse nosso blog.