Ter sua casa roubada é sempre uma grande dor de cabeça e pode até, muitas vezes, virar um trauma. A fim de evitar que essa experiência seja ainda pior, listamos, a seguir, algumas dicas sobre o que fazer depois de ter sua casa invadida.

Antes, porém, é preciso entender as diferenças entre furto e roubo, para que você possa comunicar o ocorrido da melhor forma. O furto é quando não há contato ou interação do bandido com o dono daquilo que está sendo roubado. Quando se trata de uma casa, por exemplo, o furto acontece quando um bandido entra na casa sem que haja ninguém nela e leva pertences.

O roubo, por sua vez, é quando há algum tipo de ameaça ou uso de violência. Assim, uma casa roubada é quando os bandidos (geralmente mais de um) invadem a casa com os moradores dentro dela, ou abordam o morador quando ele chega, ameaçam-no (com alguma arma, geralmente de fogo) e entram na casa junto com eles, tornando-os reféns.

Agora que você já sabe a diferença entre essas ações, observe o que deve ser feito em nessas situações.

Mantenha a calma e certificar-se de que você está seguro

Manter a calma pode ser uma das partes mais difíceis no que se refere a um roubo ou furto, já que nos coloca em situação vulnerável. Porém, estar o mais calmo possível é fundamental durante um roubo ou após um furto, pois permite pensar com mais clareza e agir de forma a manter-se o mais seguro possível.

Se, ao chegar você perceber que sua casa foi roubada ou invadida, certifique-se, antes de mais nada, de que você está seguro. Se tiver ainda qualquer suspeita de que haja alguém na residência, não entre. Lembre-se: sua vida é o que mais importa!

Chame a Polícia e faça um BO

Ao sofrer com casa roubada ou constatar um furto, ligue para polícia o mais rápido possível. Além disso, registre um Boletim de Ocorrência (BO), pois esse registro, além de garantir direitos para você, permite que as estatísticas sobre (in)segurança sejam atualizadas e que medidas mais eficazes sejam tomadas.

Em muitas cidades, é possível registrar seu BO pela internet. Ao chamar a polícia, verifique essa possibilidade. Se não houver, compareça ao local indicado pelos policiais para realizar esse registro.

Lembre-se: o número da Polícia Militar, em todo o território nacional, é 190.

Liste o que foi levado e bloqueie cartões

Outra atitude importante depois de um roubo ou furto é verificar e anotar o que foi levado, para que seja tudo registrado no BO, especialmente documentos, cartões de banco e talões de cheque.

Isso porque será necessário refazer os documentos levados e bloquear todos os cartões, para que seu prejuízo não seja ainda maior. Com o BO em mãos e esses itens descritos nele, é possível solicitar uma nova via gratuitamente.

Evite exposição sobre o roubo nas redes sociais

Por mais sofrimento que ter sua casa roubada tenha lhe causado, evite expor o acontecido nas redes sociais. Essa é uma recomendação da própria Polícia, a fim de proteger quem sofreu esse crime de novos crimes, como os de extorsão em troca de informações (geralmente falsas).

Procure comunicar apenas amigos e familiares mais próximos, de maneira individual ou em pequenos grupos, a fim de garantir sua própria segurança.

Previna novas ações

Nossa última dica está relacionada ao futuro e à necessidade de seguir a vida, buscando sempre mais segurança. Nesse sentido, recomendamos que, antes de mais nada, sejam trocadas as fechaduras da casa, especialmente se você perceber a falta de alguma das chaves da sua casa.

Você pode, também, instalar uma cerca elétrica e câmeras de monitoramento, que ajudam a inibir as ações de bandidos e, assim, aumentam a segurança de sua residência.

Para isso, é interessante contratar uma empresa de segurança, pois ela saberá como instalar esses equipamentos da melhor maneira, a fim de proteger sua família e seu patrimônio. A Intersept, por exemplo, disponibiliza um sistema de monitoramento sob medida para sua casa ou seu comércio.

Você pode contar, ainda, com as redes de vizinhos e o aplicativo Bairro Seguro, que ajudam a proteger não só sua casa, mas toda a vizinhança. É mais tranquilidade e segurança para você, sua família e todo o seu bairro.

Quer mais informações e dicas como essas? Acesse nosso site e confira todo o conteúdo superinteressante que preparamos para você! E, se tiver alguma dúvida ou quiser contratar nossos serviços, entre em contato. Será um prazer atendê-lo!