A segurança residencial é fundamental para prevenir ações como roubos, furtos e invasões.
Mas ela só irá assegurar seu patrimônio, e trazer maior proteção para você e sua família, se for realizada da forma correta.
Veja o resumo deste conteúdo
Confira os erros que podem ser evitados na hora de fazer a sua segurança residencial
1 – Ignorar a estrutura física do imóvel
Casas bonitas e imponentes nem sempre são as mais seguras, assim como pequenos pontos de desatenção na estrutura do imóvel podem gerar grandes dores de cabeça. As varandas ou janelas possuem tela e estão próximas a árvores ou galhos que facilitem o acesso às áreas internas? Vale sempre lembrar que existem outras formas de entrar em uma casa além da porta!
2 – Facilitar o acesso ao local
Sabemos que o acesso a cada tipo de residência difere! Casas, apartamentos e condomínios possuem lógicas de funcionamentos próprias, mas também alguns pontos em comum.
Pense em questões como: qual é o modelo do muro? Ele possui cercas elétricas ou pode facilitar a escalada de um assaltante? O portão é controlado por alarme, possui travas internas e cadeados contra arrombamentos? O controle de acesso a visitantes é realizado por vigilância local ou remota?
3 – Falta de segurança eletrônica
Investir em segurança e não considerar a segurança eletrônica é um risco para a sua segurança residencial. São várias as opções disponíveis, monitoramento de câmeras. (CFTV), alarmes, segurança perimetral, controles de acesso, aplicativos e biometria.
Lembre-se que cada sistema de segurança deve ser adequado ao tipo de moradia para aumentar a segurança residencial.
4 – Sistema de segurança não monitorado
Um sistema de segurança pode contar com diferentes ferramentas, equipamentos e serviços. Mas todas essas ações só funcionam se houver monitoramento 24h. Se você possui câmeras, mas as imagens não são monitoradas, e possui alarmes, mas eles não são reportados para uma central, o sistema de segurança não estará funcionando em todo seu potencial.
5 – Falha na comunicação entre vizinhos
Nosso bairro é uma comunidade que pode ajudar, e muito, para aumentar a segurança de todos. Contar com o apoio dos vizinhos é fundamental para quando você viaja para isso a Intersept conta com um app exclusivo do bairro seguro, mas também para o dia a dia. Seja para receber uma entrega ou no aviso de movimentos e presenças estranhas na rua: o apoio entre vizinhos aumenta a segurança residencial e torna o bairro seguro!
Vale lembrar que tecnologia e os aplicativos para smartphones ajudam na comunicação e no registro de ações suspeitas.
6 – Não cumprimento das regras de segurança
Um sistema de segurança residencial só funciona efetivamente se houver comprometimento e atenção dos moradores. Sabemos que grande parte das ocorrências em residências podem ser evitadas com pequenas mudanças em comportamentos e na criação de novos hábitos.
Cumprir simples medidas de segurança faz toda a diferença!
Isso vale para o uso correto dos dispositivos de segurança, no compartilhamento de informações pessoais em redes sociais, no descarte de caixas e sacolas que indicam compras de itens de valor, e na falta de cuidado durante entradas e saídas.
7- Não pesquisar sobre segurança residencial
Antes de comprar equipamentos e contratar empresas de segurança é preciso pesquisar sobre o assunto. Muitas famílias pulam essa etapa na hora de investir em serviços de segurança, compra de equipamentos de monitoramento e na aplicação de ações que prometem a segurança do patrimônio. Essas ações podem pesar no bolso e gerar grandes problemas futuros. Por isso, pesquise sempre, e busquem diferentes fontes. Tire todas as suas dúvidas antes de investir na segurança residencial.