Com o reconhecimento de casos de coronavírus no Brasil, a preocupação com essa doença passou a tomar conta também dos brasileiros. Já mostramos aqui no blog como fazer para se proteger de outras doenças que também preocupam os brasileiros e que são comuns especialmente no verão – Dengue, Zyka e Chikungunya.

A primeira vez que o coronavírus foi reconhecido em humanos foi em 1937, mas foi apenas em 1965, ao ser observado em microscópio, que esse vírus foi denominado coronavírus – por causa do formato semelhante a uma coroa que a família de vírus forma.

E como nos preocupamos com a segurança e o bem-estar de nossos clientes, apresentamos, a seguir, como se prevenir desta doença.

Como prevenir o contágio pelo coronavírus?

A transmissão do coronavírus acontece por meio do contato com mucosa ou saliva de pessoas contaminadas. Por isso, para prevenir o contágio da doença, recomenda-se tomar os seguintes cuidados:

  • lavar as mãos com água e sabonete várias vezes ao dia, higienizando tanto a parte interna quanto a externa das mãos e de todos os dedos por cerca de 40 segundos;
  • evitar levar as mãos ao rosto, especialmente à boca, aos olhos e ao nariz, pois são mais sensíveis à contaminação;
  • usar álcool em gel para esterilizar as mãos, espalhando por toda a mão por cerca de 20 segundos – se possível, carregue um frasco de álcool em gel com você;
  • ao espirrar ou tossir, cobrir a boca com seu braço ou com um lenço descartável – nunca com as mãos;
  • higienizar muito bem os utensílios de uso compartilhado, como talheres e copos;
  • não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, travesseiros e escovas de dentes;
  • evitar contato e proximidade com pessoas que apresentem sintomas como tosse, coriza e febre;
  • tomar a vacina anual contra a gripe – caso você seja parte dos grupos de risco – e evitar aglomerações.

Além desses cuidados, é sempre importante manter os ambientes limpos e bem ventilados – o que ajuda a prevenir também o Coronavírus, além de outras doenças respiratórias transmitidas pelo ar ou pelo contato com ácaros, que se proliferam em ambientes que não são corretamente higienizados e conservados. Também é recomendado higienizar com desinfetantes as superfícies que são frequentemente tocadas, como mesas, maçanetas, privadas e interruptores. Mouses, teclados e outros utensílios compartilhados no ambiente de trabalho também devem ser higienizados antes de serem utilizados.

coronavirus

Quais os sintomas do coronavírus? Como é o tratamento?

Os principais sintomas de contaminação pelo coronavírus são tosse, febre e dificuldade para respirar – e o fato de ter viajado para alguma das áreas de contágio da doença. Ao apresentar esses sintomas, é necessário procurar uma unidade de saúde.

O tratamento do coronavírus, assim como de outras doenças similares, é baseado em repouso, hidratação e medicação para conter os sintomas – não há um remédio específico para a doença. A OMS afirma que vacinas e tratamentos específicos já estão sendo desenvolvidos, mas ainda precisam ser devidamente testados.

Gostou dessas dicas? Então acesse nosso blog para conferir muitas outras! E se precisar de serviços de limpeza e conservação para manter sua empresa protegida do coronavírus, conte com a Intersept! Entre em contato com a gente agora mesmo.