Recuperando sua fama nos últimos anos, o carnaval de rua é uma ótima opção para quem quer aproveitar a data e se divertir muito – e, muitas vezes, gastando pouco. Mas é preciso estar atento, pois as grandes multidões que os blocos de carnaval atraem acabam sendo ambientes propícios para furtos e assédios. Por isso, listamos aqui algumas dicas para você aproveitar o carnaval de rua com segurança. Confira!

Algumas dicas para sua segurança pessoal

Evite ir ao sozinho aos blocos de rua, pois isso te deixa mais vulnerável a roubos e furtos. Procure ir sempre com familiares ou amigos. E lembre-se de avisar pelo menos uma pessoa que não for junto de que você estará no bloquinho. É uma medida bastante simples, mas que pode ajudar a aproveitar o carnaval de rua com segurança.

Ao se locomover, evite transitar em ruas ou praças desertas ou mal iluminadas, especialmente se estiver sozinho. Além disso, prefira o transporte público e deixe o carro em casa, pois é mais econômico e menos estressante, já que diversas ruas ficam bloqueadas e encontrar estacionamento pode ser difícil.

Dicas para proteger seus pertences

Leve apenas o essencial quando for sair de casa. Para aproveitar o carnaval de rua com segurança, não leve com você grandes quantidades de dinheiro – apenas o que pretende gastar. Deixe em casa também a maioria de seus documentos e cartões de crédito, pois estes podem ser furtados e usados para aplicação de golpes.

Prefira levar seus pertences em pochetes, doleiras ou bolsas transversais, pois elas tornam mais difícil o furto de objetos. Evite sair usando relógio e acessórios de valor, pois estes são facilmente furtados em meio a multidões.

Deixe tudo bem guardado e, quando for fazer uma selfie ou uma ligação, observe seu entorno, seja rápido e tenha cuidado. Não andar com o celular na mão, ou mesmo no bolso, também é uma estratégia para curtir o carnaval de rua com segurança.

Algumas dicas para garantir o seu bem-estar

Ao pensar na fantasia para usar no carnaval de rua, lembre-se de que é importante usar roupas leves e confortáveis. A melhor maneira de curtir a festa é não se incomodar com uma roupa ou um sapato que está machucando ou te fazendo passar calor.

Alimente-se com comidas leves antes de sair de casa e beba bastante água durante toda a festa, especialmente se for consumir bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool desidrata e, para aproveitar bem a folia, seu corpo precisa estar hidratado e nutrido.

Além disso, não aceite bebidas de desconhecidos, especialmente se estiverem abertas. Muitos bandidos usam bebidas adulteradas para aplicar golpes ou realizar abusos das vítimas, que ficam sem defesa. Consuma apenas bebidas lacradas ou de procedência não duvidosa.

carnaval de rua com segurança

Mais algumas dicas para assegurar o bem-estar e a segurança de todos

Se você for levar uma criança para o bloco de rua, procure por blocos menos movimentados ou infantis. Coloque nela uma pulseira de identificação, com o nome e o telefone do responsável pela criança. Assim, caso ela se perca por algum motivo, fica mais fácil encontrá-la.

Ande sempre de mãos dadas com a criança e mantenha a pulseira de identificação em lugar visível. Caso alguma coisa aconteça, procure imediatamente os responsáveis pela segurança do local onde estiver ou um policial mais próximo.

Além disso, para curtir o carnaval de rua com segurança, respeite seu corpo e os corpos das outras pessoas. Lembre-se de que não é não, e assédio é crime. Se você presenciar ou viver alguma situação de assédio, procure o policial mais próximo ou vá até uma delegacia para prestar queixa. Denuncie!

E por fim, sempre que precisar, conte com o Bairro Seguro para assegurar chegadas e saídas seguras, além da tranquilidade de saber que sua casa está protegida enquanto você aproveita a festa no carnaval de rua.

Gostou dessas dicas? Então acesse nosso blog e confira muitas outras! E se quiser saber mais sobre o aplicativo Bairro Seguro, acesse nosso site ou entre em contato com a gente.